Para não surtar com a saúde mental

Por Vitória Cabral

n sei a referencia

Como manter a saúde mental em dia sem surtar quando as coisas não saem como esperamos? Algumas – ou muitas – vezes eu também não sei e tenho uma crise de choro, mesmo que isso não resolva nosso problema, estudos mostram que chorar pode fazer bem para nossa saúde emocional (veja aqui). Olhando de fora, nossas dores podem aparentar trivialidade, mas ah, Gabi, só quem viveu sabe hahah.

E acaba sendo aquela mesma história de que assim como cuido do meu corpo, para manter a mente saudável, preciso cuidar da minha mente, para isso, muitas e muitas vezes, eu preciso sair de mim, da minha zona de conforto e tentar fazer algo fora dos meus hábitos que me deixam segura ou tentar fazer algo por alguém.

Quantas vezes eu não disse que queia fazer Yoga? Tentei várias vezes pelo Youtube, passavam algumas semanas e minha falta de disciplina me levava para a inércia novamente. Precisei me mover de fato um dia, se bem que o destino me ajudou e colocou uma amiga no meio do caminho para me tirar das noitadas na Netflix <3. A partir do momento em que comecei a me exercitar, comecei a praticar a tão esperada Yoga e mais duas lutas. Apanhando, batendo e fazendo muitos movimentos errados, pude rir de mim mesma, conhecer novas pessoas, possibilidades.

E sim, ainda passo por crises de choro, crises de ansiedade e muitas coisas fogem ao meu controle, mas agora que sair um pouco de mim e me voluntariar em algo, exercitando o desapego ao ego, já que nesse caos urbano que nos engole, muitas vezes eu tenho oscilações drásticas entre ser muito desleixada e procrastinadora e ser alguém ligada nos 220, ativa, que trabalha 17h por dia. Olhar para dentro de nós mesmo é necessário, mas é preciso cuidado para não sermos autocentrados, talvez essa seja a raiz de muitas das minhas ansiedades.

Talvez a gente volte aqui com uma listinha com dicas do que tentar para não surtar no caos urbano e levarmos uma vida mais tranquila, com medo da pressa, aos poucos e por ai…

Você também pode gostar

Deixe uma Resposta