Criola

Por Medo da Pressa

Grandes capitais, grandes correrias, muito concreto cinza e gente muito apressada. E é exatamente nesse contexto que intervenções urbanas como o grafite caem nas graças do grande público, e por que não fazer dessa arte uma ferramenta de transformação social? Pois bem, a grafiteira Criola faz parte da nova geração mineira de artistas de rua responsáveis por quebrar esse caos urbano com muita cor, criatividade e empoderamento feminino.

criola5

A sua assinatura já representa um pouco do que nós, mulheres brasileiras, somos resultado, uma mistura linda de povos e culturas, além de reforçar o protagonismo feminino numa área quase que exclusivamente masculina. Criola vai de encontro com os padrões de beleza estabelecidos pela grande mídia; suas figuras femininas são um retrato da beleza de raiz africana. O cabelo crespo é identidade e símbolo de resistência negra que continua sendo alvo de preconceitos. “Não se esqueça: os mesmos brancos que hoje elogiam o seu cabelo, zuavam ele na época de colégio. Não se engane, quem mudou foi você não o opressor.” Declarou em sua página no facebook.

Além de deixar as ruas de BH mais coloridas, Criola levou seu trabalho para as passarelas, e não preciso nem falar que já quero todos para mim né? Ela criou quatro estampas exclusivas e sete looks M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S! A grande proposta desse trabalho é de transpor os padrões da moda, transformar em ferramenta política que retrata, empodera e valoriza a mulher negra brasileira, por que sim, somos incríveis.
“Na maioria das vezes as mulheres negras não são representadas de maneira fiel na moda e nas mídias em geral. Num país onde temos uma população marcada pela mistura e pela diversidade, não temos essa diversidade representada nos desfiles do circuito de moda nacional brasileiro.” Destaca.

criola2criola criola3criola4 criola6

Ver também:

Instagram ♥ Tumblr ♥ Facebook

bio jan

Você também pode gostar

Deixe uma Resposta